locais
Trabalhadores da BHTRANS convocam protesto
Trabalhadores da BHTRANS fazem um protesto hoje (30/08 às 12h), na porta da PBH (avenida Afonso Pena), no aniversário de 30 anos da criação da empresa de trânsito da capital
Os trabalhadores querem se reunir com o prefeito Alexandre Kalil para tratar do destino dos 1.026 servidores concursados da empresa, alvo de uma CPI na Câmara Municipal e de um de Projeto de Lei (PL 160/21) que propõe a extinção da BHTRANS e a criação da SUMOB (Superintendência da Mobilidade Urbana).
A BHTrans hoje é uma sociedade de economia mista, mas todos seus sócios são empresas da própria Prefeitura. O ideal, defendem os sindicatos, seria a transformação da sociedade de economia mista em empresa pública, de acordo com o previsto na lei 13.303/2006 – o que melhoraria a governança e estabeleceria controles mais rigorosos das condutas da BHTRANS
O PL 160/21 apresentado por Kalil mantém a mesma formatação e as mesmas atribuições exercidas pela BHTRANS atualmente e não dá destino claro e seguro juridicamente aos funcionários concursados da empresa.
Além de serem ouvidos para discutir a pauta trabalhista, os servidores também solicitam uma ampla audiência pública, com prazo para organização e convocação da sociedade, com participação das entidades representativas do trânsito e da mobilidade na capital, para debater o PL 160/21.
A mobilidade, avaliam os sindicatos, é a pauta desse século e não pode ser tratada de afogadilho e sob a ótica eleitoreira. Tem que envolver toda a cidade.
Queremos ser ouvidos!
Queremos debate!
Contatos do Movimento Sindicatos Unificados ( SINTAPPI-MG, SENGE, SAEMG, SINARQ, SJPMG, FENASSEC) para entrevista:
Renata Moreira (Sintappi- MG e trabalhadora da BHTRANS) (31) 97186-1912
Demetrios Navais (Representante dos trabalhadores da BHTRANS no Conselho de Administração) (31) 99119-4632