locais, sem
SINARQ-MG participará do 48º ENSA que será realizado entre os dias 29/11 e 01/12 em formato virtual
O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) que neste ano, será realizado de forma virtual, com início no dia 29 de novembro e seguirá até 1º de dezembro. Realizado pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), o encontro irá debater as questões climáticas que vêm atingindo os territórios brasileiros.
O objetivo principal dos debates deste 48º ENSA é levar ao centro do palco questões urgentes para a manutenção das cidades e da população, levando-se em conta as consequências das mudanças climáticas e o papel social dos profissionais de arquitetura e urbanismo frente aos desafios impostos pela temática.
Como ocorre tradicionalmente, o ENSA será precedido pelo Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo, que ocorrerá entre os dias 27 e 28 de novembro com apoio do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Mato Grosso do Sul – SINDARQ/MS. Mantendo a ideia do debate central, a temática será “Cidades para o Futuro: Adaptação e Resiliência Urbana”.
O Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) teve sua primeira edição em agosto de 1974, no Rio de Janeiro. Vem sendo realizado desde então, com o objetivo de reunir sindicatos e entidades de Arquitetura e Urbanismo, promovendo debates importantes entre a categoria profissional.
Atualmente, o encontro reúne representantes de todos os sindicatos filiados à FNA. A programação ainda incluirá a entrega dos prêmios Arquiteto e Urbanista do Ano, Prêmio FNA 2024 e, também, Prêmio ArqPop.
O prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano é o mais antigo realizado entre as entidades profissionais de arquitetos e urbanistas e, este ano, chega em sua 19ª edição. Tendo sua primeira edição no ano de 2006, a láurea foi criada com o objetivo de reconhecer profissionais de excelência na área, além de destacar iniciativas, ações, projetos ou obras que tenham grande impacto social e político.
O Prêmio FNA foi concebido com o intuito de reconhecer pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais de qualquer área que tenham contribuído para o trabalho da categoria. A honraria foi lançada no ano de 2018 e, atualmente, alcança sua sétima edição.
Já o Prêmio ArqPop chega, este ano, na sua segunda edição, após ter a Fase II do projeto aprovada durante o 47º ENSA em São Paulo e encaminhada durante o encontro do Conselho de Representantes em maio de 2024.