O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Minas Gerais (Sinarq-MG), juntamente com diversas entidades do setor, apoia o “Seminário Plano Diretor e Movimentos de Luta por Novos Horizontes”. O evento acontece nos dias 28, 29, 30 de abril e 10 de maio na Universidade Pontifícia Católica de Minas Gerais (PUC-MG) do Coração Eucarístico e na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG) na praça da Assembleia. As inscrições podem ser feitas
nesse link.O seminário tem como objetivo discutir a aplicação integral da Lei 11.181 do Plano Diretor de Belo Horizonte (MG) e procurar soluções para temas pendentes e importantes da capital mineira, como o aeroporto Carlos Prates, a Mata do Planalto, moradias populares, áreas verdes, transporte público, o Ribeirão do Onça, Mata do Havaí, Mata do Izidora, Parque linear, entre outros. A programação contará também com plenárias, oficinas e mesas de debates.
Movimentos, sindicatos e entidades acreditam que as ações previstas no Plano Diretor precisam ser desenvolvidas e intensificadas para que seus resultados sejam o mais rapidamente incorporados à vida da cidade e de seus moradores. Pensar e organizar uma nova perspectiva transformadora é o que levou profissionais da Arquitetura e Urbanismo, em 2013, a iniciarem a luta pela atualização do Plano da cidade, consolidada em lei em 2019 ao lado de instrumentos de política urbana capazes de, no médio e longo prazo, reorganizar e reestruturar a cidade de forma mais inteligente, acolhedora e humana.