Mulheres e homens têm condições iguais de ocuparem espaços no mercado de trabalho. Qualquer ato que minimize a atuação das mulheres precisa ser combatido e responsabilizado. Em uma sociedade onde as mulheres são a maioria é inadmissível que se perpetue o preconceito contra o seu trabalho. Na Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, levantamento do CAU/BR The post Manifesto FNA por um Brasil livre de misoginia appeared first on FNA.Read More

Mulheres e homens têm condições iguais de ocuparem espaços no mercado de trabalho. Qualquer ato que minimize a atuação das mulheres precisa ser combatido e responsabilizado. Em uma sociedade onde as mulheres são a maioria é inadmissível que se perpetue o preconceito contra o seu trabalho. Na Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, levantamento do CAU/BR de 2021 aponta que 64% dos profissionais registrados no conselho são mulheres, e infelizmente ainda se vê uma redução salarial em relação aos homens.

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) repudia qualquer ato que desqualifique o trabalho das mulheres como o ataque misógino do deputado federal Eduardo Bolsonaro às profissionais engenheiras envolvidas nas obras da Linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo. Em vídeo que circula nas redes sociais, o filho do presidente Jair Bolsonaro relaciona o desmoronamento do local, ocorrido nesta semana, ao trabalho de profissionais mulheres.

Para que atos como tal não se perpetuem em nossa sociedade, a FNA defende que a misoginia se torne crime no Brasil. No Ceará, o Projeto de Lei nº 1960/2021 da deputada federal Luizianne Lins (PT) qualifica como crime de injúria a prática de misoginia, visando combater o aumento de atos de aversão às mulheres.

É preciso dar fim a qualquer tipo de discriminação!

Foto: elladoro/ Istock

The post Manifesto FNA por um Brasil livre de misoginia appeared first on FNA.

FNA
0

A Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários da CUT (Confetu) empossou sua nova diretoria. A arquiteta e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia, assumiu a presidência da entidade, substituindo o engenheiro e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio Alves Santos, que foi eleito Secretário de The post Confetu tem nova diretoria appeared first on FNA.Read More

A Confederação dos Técnicos e Trabalhadores Universitários da CUT (Confetu) empossou sua nova diretoria. A arquiteta e presidente da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia, assumiu a presidência da entidade, substituindo o engenheiro e presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio Alves Santos, que foi eleito Secretário de Comunicação. De acordo com Eleonora Mascia, o momento é de fortalecimento e defesa das entidades sindicais a partir da organização dos trabalhadores na luta por direitos frente aos ataques nefastos da Reforma Trabalhista. “Temos uma luta intensa pela frente, mas 2022 será um ano de mudanças. Precisamos garantir que os movimentos estejam unidos para promover essa transição tão necessária e urgente”, ponderou Eleonora Mascia.

O engenheiro e secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, foi eleito diretor de administração e finanças da Confetu. “A nossa Federação assumiu por dois mandatos a presidência da Confetu que é repassada com orgulho para a companheira Eleonora. A Confetu é um instrumento de fortalecimento da nossa central sindical e de luta dos trabalhadores e das trabalhadoras com o objetivo de incidir nas negociações coletivas e debates nacionais em defesa da democracia e da soberania do país”, afirmou Clovis. O engenheiro Allan Yukio Hayama foi eleito secretário nacional de política sindical.

A Confetu, composta pela Fisenge e pela FNA, substituiu o ramo 14 da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e surgiu em um momento de concertação entre os sindicatos de categorias com formação técnica na base Cutista. O processo eleitoral contou com a presença da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga.

Confira a composição da diretoria da Confetu:
Presidência: Eleonora Mascia
Secretaria geral: Andrea dos Santos
Secretaria Nacional de Administração e Finanças: Clovis Nascimento
Secretaria Nacional de Comunicação: Olimpio Alves dos Santos
Secretaria Nacional de Política Sindical: Allan Yukio Hayama
Secretaria Nacional de Relações do Trabalho: Danilo Matoso Macedo

Fonte: Imprensa Fisenge

The post Confetu tem nova diretoria appeared first on FNA.

FNA
0

A Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está reunida nesta sexta-feira e sábado (4 e 5/2) para debater os projetos da entidade e de seus sindicatos para o ano de 2022. O encontro ocorre na sede da entidade em Brasília (DF). Este é o primeiro evento presencial da federação desde fevereiro The post Diretoria da FNA tem reunião em Brasília appeared first on FNA.Read More

A Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) está reunida nesta sexta-feira e sábado (4 e 5/2) para debater os projetos da entidade e de seus sindicatos para o ano de 2022. O encontro ocorre na sede da entidade em Brasília (DF). Este é o primeiro evento presencial da federação desde fevereiro de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19.

Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia, a ideia é traçar estratégias de ação para o ano eleitoral, quando o debate sobre a gestão das cidades e de recursos públicos estará tão emergente. O planejamento, a gestão financeira e a assistência com apoio aos sindicatos também são temas que estão na pauta.

The post Diretoria da FNA tem reunião em Brasília appeared first on FNA.

FNA
0