nacional
FNA participa de protestos nacionais pela defesa da democracia
Os atos em defesa da democracia e pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), reuniram milhares de pessoas em mais de 94 cidades brasileiras, incluindo todas as 27 capitais no sábado (02/10). A Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), bem como suas entidades filiadas, também marcou presença nos protestos, que reuniram dezenas de The post FNA participa de protestos nacionais pela defesa da democracia appeared first on FNA.Read More
Os atos em defesa da democracia e pelo impeachment do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), reuniram milhares de pessoas em mais de 94 cidades brasileiras, incluindo todas as 27 capitais no sábado (02/10). A Federação Nacional dos Arquitetos (FNA), bem como suas entidades filiadas, também marcou presença nos protestos, que reuniram dezenas de organizações da sociedade civil e apresentaram, além da pauta principal, críticas à alta da inflação, a volta e a ampliação da miséria e da fome, e a projetos e ações que visam à destruição do serviço público e políticas sociais. Os protestos também criticaram a condução dada pelo governo federal às políticas de combate à Covid-19, que já vitimou quase 600 mil brasileiros e é objeto de investigações de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado.
De acordo com Danilo Matoso, secretário de Organização e Formação Sindical da FNA, a derrubada de direitos dos trabalhadores e o desmonte do Estado atinge também a classe dos arquitetos. “Como todos os trabalhadores, nós arquitetos somos especialmente afetados pela ampliação dos processos de precarização do trabalho e pela redução do direito à aposentadoria. Os arquitetos do serviço público agora enfrentam uma reforma administrativa que visa acabar com a estabilidade do funcionalismo. A categoria como um todo, também acabou de sofrer uma tentativa, por parlamentares da base governista, de extinção do piso salarial profissional. Por isso estamos indo às ruas com a palavra de ordem de nosso Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas: ‘Arquitetura é trabalho. Piso salarial é direito’”, pontua.
Evandro Medeiros, presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado do Rio Grande do Sul (Saergs), filiado à FNA, também representou sua entidade na manifestação de sábado e acredita que a importância das manifestações que vem ocorrendo ao longo do ano, mais do que ser contra o atual governo, está no reencontro de antigas forças aliadas, que se desencontraram nos últimos anos. “Movimento sociais, sindicatos, funcionários públicos e a classe artística devem andar juntos e, por suas forças e necessidades, seus princípios e suas bases, exercerem seus protagonismos políticos”, analisa. Para Medeiros, “em um país com tantas desigualdades como o Brasil, qualquer sinônimo de justiça começa pelo respeito às humanidades de seu povo”.
Outra manifestação nacional está marcada para o dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, com o objetivo de aumentar o número de participantes e de organizações aderindo aos movimentos pelo impeachment de Jair Bolsonaro.
Fotos: Eleonora Mascia
The post FNA participa de protestos nacionais pela defesa da democracia appeared first on FNA.
FNA