nacional
Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA
Os problemas urbanos não são novos, mas ficaram mais evidentes nesses tempos de pandemia. Como transformar os municípios brasileiros e garantir o direito à cidade para todos e todas? Essas perguntas norteiam a segunda live preparatória para o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O debate, que pretende abordar também o The post Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA appeared first on FNA.Read More
Os problemas urbanos não são novos, mas ficaram mais evidentes nesses tempos de pandemia. Como transformar os municípios brasileiros e garantir o direito à cidade para todos e todas? Essas perguntas norteiam a segunda live preparatória para o 45º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O debate, que pretende abordar também o papel do profissional de arquitetura e urbanismo nessas mudanças, acontece no dia 30 de setembro, a partir das 20h. A transmissão ocorre no canal oficial do YouTube da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e conta com a participação da vereadora do Rio de Janeiro (PT) Tainá de Paula, do professor de Planejamento Urbano da FAU-USP, Nabil Bonduki, e da presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de Santa Catarina (SASC), Daniela Accorinte Lopes. A mediação fica por conta do Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA, Patryck Carvalho.
“Essa temática é um dos principais eixos de debate do 45º ENSA. Queremos refletir sobre o papel da arquitetura e do urbanismo para interferir nos rumos das cidades em tempos de colapso ambiental, de pandemia, de ampliação das desigualdades, da pobreza e de ataques ao trabalho formal”, salienta Carvalho. A live ainda deve apontar os desafios e possíveis soluções para que os municípios se tornem mais inclusivos. O diretor da FNA afirma que, mais do que nunca, é hora de discutir a arquitetura e o urbanismo como serviço público essencial. “Precisamos pensar e produzir a cidade como um bem comum, que atenda a toda a população, todas as classes sociais, todas as faixas etárias. É essencial que os arquitetos e urbanistas atuem para disseminar as temáticas urbanas, ajudando a população a compreender os problemas das cidades e buscar soluções”, frisa.
A pauta pelo direito à cidade é uma reivindicação de longa data da FNA e seus sindicatos. A importância da moradia e do acesso da população às cidades foi tema de diversos especiais promovidos pela federação ao longo dos últimos anos, como a série Elas pelo Direito à Cidade. A relevância da luta para a entidade também foi retratada na programação preparada para o Congresso da UIA2021.
O terceiro e último encontro preparatório para o 45º ENSA deve ocorrer no dia 21 de outubro e abordará as novas formas de organização para atuar em arquitetura e urbanismo. O Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas ocorre de 22 a 28 de novembro também de forma virtual.
The post Papel da arquitetura para viabilizar o direito à cidade é pauta da próxima live preparatória do 45º ENSA appeared first on FNA.
FNA