Atenção, companheiros arquitetos e urbanistas! Arthur Lira está cogitando de passar por cima do texto do Senado na MP 1.040/21, anulando não apenas as emendas supressivas mas também –inconstitucionalmente – os dispositivos impugnados, como o inciso XII do art.57, que revogava a lei do salário mínimo profissional de arquitetos, engenheiros, veterinários e químicos. É hora The post ATENÇÃO: Piso salarial é direito! appeared first on FNA.Read More

Atenção, companheiros arquitetos e urbanistas!

Arthur Lira está cogitando de passar por cima do texto do Senado na MP 1.040/21, anulando não apenas as emendas supressivas mas também –inconstitucionalmente – os dispositivos impugnados, como o inciso XII do art.57, que revogava a lei do salário mínimo profissional de arquitetos, engenheiros, veterinários e químicos.

É hora de redobrar os contatos com os parlamentares nas bases para impedir mais esse arbítrio!

Vamos manter a mobilização pois essa matéria deve ser votada até amanhã (quinta, 6/8) na Câmara!

Arquitetura é trabalho. Piso salarial é direito!

The post ATENÇÃO: Piso salarial é direito! appeared first on FNA.

FNA
0

Após ter sido aprovado pela Câmara e pelo Senado, o Projeto de Lei 827/2020, de autoria dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT), foi vetado nesta quarta-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto pedia a suspensão dos atos praticados desde 20 de março de 2020, com exceção dos The post Bolsonaro veta #DespejoZero e mobilização agora é garantir apoio no Congresso appeared first on FNA.Read More

Após ter sido aprovado pela Câmara e pelo Senado, o Projeto de Lei 827/2020, de autoria dos deputados André Janones (Avante-MG), Natália Bonavides (PT-RN) e Professora Rosa Neide (PT-MT), foi vetado nesta quarta-feira (4) pelo presidente Jair Bolsonaro. O texto pedia a suspensão dos atos praticados desde 20 de março de 2020, com exceção dos já concluídos. A suspensão dos despejos iria valer para contratos de aluguel cujo valor seja até de R$ 600 para imóveis residenciais e R$ 1,2 mil para imóveis não residenciais. O veto agora retorna para votação no Congresso.

Após uma longa trajetória e importantes vitórias e reconhecimento no Congresso, o veto representa uma ameaça à a sobrevivência da população das zonas urbanas, rurais, bem como os indígenas e quilombolas que, historicamente, são os que mais sofrem com o aprofundamento da crise econômica e sanitária. Em sua rede social, a deputada Natália Bonavides destacou que a aprovação no Congresso foi resultado de muita mobilização da classe trabalhadora e dos movimentos por moradia. “Iremos derrubar esse veto absurdo no Congresso e lutar até que vire lei”, garantiu.

Ainda no início da pandemia, em março de 2020, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) apoiou e integrou a campanha #DespejoZero, alertando a sociedade sobre a importância de barrar a retirada de famílias de suas casas diante da grave crise sanitária que se instalava no país. Na época, a federação, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançou nota conjunta ‘Uma Questão Humanitária’, onde pediam a suspensão imediata e por tempo indeterminado do cumprimento de mandados de reintegração de posse, despejos e remoções judiciais ou mesmo extrajudiciais motivadas por reintegração, entre outros, “visando evitar o agravamento da situação de exposição ao vírus, o que coloca em risco tanto as famílias sujeitas a despejos quanto a saúde pública no país”. De acordo com a presidente da FNA, Eleonora Mascia, a medida se faz necessária como forma de proteger a saúde e a vida de milhares de famílias brasileiras.

O PL é uma importante iniciativa e luta dos movimentos, organizações e ativistas que lutam pelos direitos da população mais vulnerável à sobrevivência, garantindo o direito à moradia e sobretudo à sobrevivência contra o coronavírus. Sob o argumento de zelar pelas relações locatícias e pelo direito à propriedade, Bolsonaro deliberadamente coloca em risco a vida de milhares de famílias que vivem em ocupações, e outras que não estão com condições de pagar aluguel de suas moradias, demonstrando mais uma vez que seu projeto de governo é de extermínio da população pobre do país.

De acordo com dados da Campanha Nacional Despejo Zero, existem mais de 85 mil famílias ameaçadas de despejo no país. Isso representa mais de 400 mil pessoas colocadas em risco de vida, diante de um contexto de pandemia e crise social.

The post Bolsonaro veta #DespejoZero e mobilização agora é garantir apoio no Congresso appeared first on FNA.

FNA
0

Arquitetos e Urbanistas seguem com a garantia de uma remuneração base estabelecida em lei. Depois de semanas de articulação política em Brasília e nas bases dos estados, o Senado Federal impugnou o inciso XII do art. 57, do Projeto de Lei de Conversão nº 15, de 20201, referente à MP 1.040/2021. O texto, apreciado na The post Mantido Salário Mínimo Profissional de Arquitetos e outras categorias appeared first on FNA.Read More

Arquitetos e Urbanistas seguem com a garantia de uma remuneração base estabelecida em lei. Depois de semanas de articulação política em Brasília e nas bases dos estados, o Senado Federal impugnou o inciso XII do art. 57, do Projeto de Lei de Conversão nº 15, de 20201, referente à MP 1.040/2021. O texto, apreciado na tarde desta quarta-feira (04/08), buscava a revogação da Lei 4950-A/1966, conquista histórica do movimento sindical que garantiu o salário profissional a arquitetos e urbanistas, engenheiros, químicos e médicos-veterinários. Com a impugnação aceita, o projeto de lei de conversão não volta para a Câmara Federal.

A decisão acata pedido feito pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) que acabou apresentado por diversos parlamentares. No âmbito político, a vitória traz à tona uma grande articulação de entidades sindicais e profissionais pela manutenção de direitos trabalhistas. Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia, a decisão mostra a união da categoria e vem com o respaldo de inúmeros parlamentares que defenderam as profissões envolvidas. “Tivemos uma grande articulação nacional, envolvendo todas categorias atingidas, através das representações institucionais. Enfrentando as sucessivas desregulamentações, conseguimos garantir a lei que traz a salvaguarda de remuneração dos profissionais”.

O texto da MP passou na Câmara dos Deputados em 23 de junho. Em sua tramitação no Senado, já havia recebido diversas emendas, algumas delas articuladas pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e entidades parceiras que atuam na luta pelos direitos profissionais. Segundo o consultor legislativo Neuriberg Dias, a articulação feita no Senado Federal freou mais uma tentativa de flexibilização de uma conquista histórica das categorias proposta por meio de uma Medida Provisória. Agora, o assunto foi arquivado e não poderá ser reincluído pelos deputados na Câmara dos Deputados.

No entanto, alguns itens foram apenas suprimidos, exatamente aqueles que tratam das atribuições dos conselhos federais. Segundo o consultor mudanças importantes feitas pelos senadores serão apreciadas novamente pelos deputados. Uma delas diz respeito a supressão do artigo 37, que determina que as instalações elétricas internas do imóvel tenham a exigência de um responsável técnico com registro no conselho profissional competente dispensada. “Não achamos que o dispositivo seja vantajoso, ainda que mantenha a necessidade de execução por profissional competente e registrado no referido órgão”, pontuou o relator da matéria, senador Irajá Abreu ao justificar a supressão.

Desta forma, a mobilização segue necessária de forma a pressionar os deputados para que mantenham a conquista obtida durante a tramitação no Senado Federal. “Seguiremos vigilantes na luta pela valorização da nossa profissão e isso passa por defender o CAU, que foi um conselho conquistado após anos de luta, com o propósito de defender a sociedade”, completou Eleonora Mascia.

 

Waldemir Barreto/Agência Senado

The post Mantido Salário Mínimo Profissional de Arquitetos e outras categorias appeared first on FNA.

FNA
0