De forma totalmente digital em decorrência da pandemia do coronavírus, o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) realiza a solenidade de posse da diretoria 2021-2024 nesta segunda-feira (19/07), às 19h30min. De acordo com a presidente eleita, a arquiteta e urbanista Luana Caroline Barreto, é preciso enxergar a construção civil e seus The post Diretoria do SARJ assume com foco na força transformadora da construção appeared first on FNA.Read More

De forma totalmente digital em decorrência da pandemia do coronavírus, o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SARJ) realiza a solenidade de posse da diretoria 2021-2024 nesta segunda-feira (19/07), às 19h30min. De acordo com a presidente eleita, a arquiteta e urbanista Luana Caroline Barreto, é preciso enxergar a construção civil e seus setores correlatos como um segmento estratégico para a formação de um projeto de nação com foco na maior distribuição de renda e justiça social. Para ela, é essencial se falar de Arquitetura como um serviço público e da necessidade de que prefeituras abram concursos para arquitetos e urbanistas de forma a estimular a atividade e tornar real o direito à Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis). “A arquitetura e as áreas da construção civil têm um poder gigante de aquecer a nossa economia e gerar emprego em diversos locais do estado, principalmente através de obras públicas”.

Ao lado dos colegas de diretoria, Luana pretende garantir uma atuação combativa do SARJ contra a política de austeridade do governo federal, que insiste em limitar gastos com infraestrutura e políticas sociais, impondo reformas antidemocráticas. Um dos grandes flancos pela frente será a Reforma Administrativa e o ataque aos direitos adquiridos por meios de PECs que agravam as vulnerabilidades dos trabalhadores. A nova dirigente sindical indica ainda as perdas decorrentes da Reforma Trabalhista e das mudanças referentes à pejotização da profissão, situação que coloca os arquitetos na condição de “empresários”, mas que têm seu tempo totalmente ocupado por uma mesma corporação, sem qualquer possibilidade de “empreender” de fato. “Há muita distorção e várias tentativas de aumentar a precarização do trabalho no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo. Ao invés de se pensar no arquiteto pequeno, no profissional autônomo e em reduzir sua carga tributária, se age para facilitar a vida de grandes empresas no sentido de possibilitar a precarização das relações de trabalho impostas. É esse o real objetivo por trás de projetos como o PL 55/2021, por exemplo. Queremos focar no profissional que está dando duro para sobreviver nesse campo, na manutenção dos seus direitos e na luta para avançar.”

No decorrer do triênio, Luana pretende lutar para que o Estado tenha mais responsabilidade com a população, batalha já encampada pela gestão do atual presidente do SARJ, Rodrigo Bertamé. “Um país relevante precisa de infraestrutura, emprego e garantia de dignidade para as famílias. Queremos colocar a Arquitetura na agenda de prioridade dos governantes”, pontua a jovem profissional, que também cursa Economia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

A solenidade de posse do SARJ é aberta ao público. O acesso ocorrerá por meio do link https://bityli.com/possedoSARJ.

Diretoria Eleita
Presidente: Luana Caroline Santoro Pereira C. Barreto
Vice-Presidente: Celso Evaristo da Silva
Secretário Geral: Izabela Factorine Favilla Nunes
Tesoureiro: Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

1ª. Diretor: Gabriel Peres de Avellar
2ª. Diretor: Juliana Rodrigues Braga De Almeida
3ª. Diretor: Erick Santos De Mouros

Diretoria Executiva (Suplentes)
1ª. Diretor: Evelyn da Silva Corrêa
2ª. Diretor: Alexander dos Santos Reis
3ª. Diretor: Denise Thiry Penna Firme

Conselho Fiscal (Titulares e Suplente)
Conselheiro (Titular): Paulo Oscar Saad
Conselheiro (Titular): Izidoro Jeronimo da Rocha
Conselheiro (Titular): Luiz Paulo Leal de Oliveira
Conselheiro (Suplente): ANA Luisa Correa Bertoche

Representações
Representante na FNA (Titular): Paulo Oscar Saad
Representante na FNA (Suplente): Izabela Factorine Favilla Nunes
Representante no IAB-RJ (Titular): Erick Santos de Mouros
Representante no IAB-RJ (Suplente): Evelyn da Silva Corrêa
Representante na CUT-RJ (Titular): Luana Caroline Santoro P. C. Barreto
Representante na CUT-RJ (Suplente): Rodrigo Cunha Bertamé Ribeiro

The post Diretoria do SARJ assume com foco na força transformadora da construção appeared first on FNA.

FNA
0

A mobilização da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) contra a emenda da MP 1040/2021 que extingue o Salário Mínimo Profissional de diversas categorias, entre eles Arquitetos e Urbanistas, ganha adesão importante parlamentares no Senado Federal, onde se encontra atualmente o texto para apreciação em plenário. Mais de trinta senadores já apresentaram emendas e The post Mobilização da FNA contra a extinção do Salário Profissional ganha adesões no Senado appeared first on FNA.Read More

A mobilização da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) contra a emenda da MP 1040/2021 que extingue o Salário Mínimo Profissional de diversas categorias, entre eles Arquitetos e Urbanistas, ganha adesão importante parlamentares no Senado Federal, onde se encontra atualmente o texto para apreciação em plenário. Mais de trinta senadores já apresentaram emendas e requerimentos contrários à extinção do piso salarial.

O número de emendas supressivas do artigo vem aumentando a cada dia, e ganharam importante reforço especialmente a apresentação de requerimentos que pedem a impugnação do inciso XII do art. 57, do Projeto de Lei de Conversão nº 15, de 2021, que trata especificamente da remuneração dos profissionais garantida pela Lei 4950-A/1966 – arquitetos e urbanistas, engenheiros, químicos e veterinários. Esses requerimentos partiram, até agora, do senador Wellington Fagundes (PT/MT), assim como do senador Eduardo Braga, líder do MDB.

A luta política no Senado teve início com a aprovação do texto na Câmara dos Deputados – acrescido de emendas sem qualquer relação com a matéria, incluídas de última hora sem qualquer debate público.  Em 24 de junho, a FNA iniciou amplo movimento junto a seus sindicatos filiados e junto a entidades e conselhos das categorias envolvidas, partindo para uma negociação direta com as lideranças parlamentares.

Um dos mais recentes respaldos à manutenção do Salário Mínimo Profissional veio do senador Paulo Rocha (PT/PA), que em sua manifestação reitera que a remuneração estabelecida em 1966 “faz jus aos profissionais que atuam em atividades que conferem risco à vida, à saúde, ao patrimônio, ao meio ambiente, aos bens de valor histórico, paisagístico e cultural”. Segundo Rocha, a manutenção da vigência e eficácia da lei, significa valorizar a extensão e a complexidade do ofício das profissões, protegendo não só a sociedade, como também os contratantes desses serviços. O senador diz ainda que a legislação, apesar de ser de 1966, foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988, o que assegura a sua constitucionalidade.

A reivindicação também teve a adesão do senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), cuja emenda apresentada requer a supressão imediata do inciso XII do art. 57, do Projeto de Lei de Conversão nº 15, de 2021. “Com o fim do diploma, não haverá mais um piso salarial para essas categorias, trazendo prejuízos a profissões essenciais ao desenvolvimento do Brasil, cujo salário-mínimo foi um direito conquistado. Além disso, a revogação da lei pode prejudicar o funcionamento dos conselhos profissionais e afetar a fiscalização do exercício dessas profissões, pois interfere nas cobranças realizadas pelos conselhos profissionais, impedindo a suspensão do registro por inadimplência e vetando execuções judiciais de multas por violação de ética inferiores a R$ 2.500”, justificou o parlamentar, solicitando o mesmo posicionamento dos colegas das demais bancadas.

Outras parlamentares já haviam protocolado emendas na semana passada, caso do senador Paulo Paim (PT/RS), que classificou o inciso XII como “jabuti” que desrespeita o processo legislativo. Paim ainda citou trecho do parecer do ex-ministro do STF, Francisco Rezek, que destaca não ser inconstitucional fixar piso salarial tendo como referência o salário-mínimo. Paim justifica sua emenda afirmando que a discussão do “valor” do piso salarial “é tema que somente poderia ser objeto de apreciação mediante amplo debate, inclusive com os trabalhadores e suas entidades, e nunca como fruto de uma medida abrupta, autoritária e ilegítima”.

Já o senador Cid Gomes (PDT/CE) destacou que a Lei Federal nº 4950-A faz jus aos profissionais que atuam em atividades que conferem risco à vida, à saúde, ao patrimônio, ao meio-ambiente, aos bens de valor histórico, paisagístico e cultural.  Outra emenda, de Eduardo Braga (MDB/AM) destacou que a revogação constitui verdadeiro desrespeito à vontade constitucional, por abrir caminho à desvalorização dos mencionados profissionais, que ficarão desprovidos de remuneração mínima compatível com a importância de seus trabalhos”.

A FNA segue com a mobilização nacional para impedir a extinção do Salário Profissional. Em conjunto com o Sistema Confea/CREAs, Sistema CFQ/CRQs, Sistema CFMV/CRMVs e CAU/BR, lançou o Manifesto Unificado sobre o PLV 15/21 DA MPV nº 1.040/21, e prossegue atuando em conjunto com seus sindicatos e demais entidades para frear o avanço da matéria.

*Arquitetura é trabalho. Piso salarial é direito.

 

Foto: Andree_Nery / Istock

The post Mobilização da FNA contra a extinção do Salário Profissional ganha adesões no Senado appeared first on FNA.

FNA
0

O 2º Guia IAB para a Agenda 2030 será lançado em live durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO. A transmissão ocorrerá no dia 24 de julho, às 10h, quando também será divulgada a versão em inglês do 1º Guia IAB. Ao todo, 51 projetos/planos foram selecionados para compor a segunda edição. A The post 2º Guia IAB para a Agenda 2030 será lançado no UIA2021RIO appeared first on FNA.Read More

O 2º Guia IAB para a Agenda 2030 será lançado em live durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO. A transmissão ocorrerá no dia 24 de julho, às 10h, quando também será divulgada a versão em inglês do 1º Guia IAB. Ao todo, 51 projetos/planos foram selecionados para compor a segunda edição. A coordenação é do arquiteto Cid Blanco.

A presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Eleonora Mascia, participará do lançamento ao lado de Natalie Mossin, Maria Elisa, Rui Leão, Daniela Sarmento, Gerardo Montarulli e Cid Blanco. Na ocasião, o IAB também abrirá exposição em parceria com a Comissão UIA sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

The post 2º Guia IAB para a Agenda 2030 será lançado no UIA2021RIO appeared first on FNA.

FNA
0

Neste episódio, o FNACAST mostra um pouco da programação exclusiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) no 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO, que começa neste domingo (18/7). A FNA preparou uma agenda especial de debates com quatro lives e a apresentação de dois documentários inéditos. O FNACAST é uma produção da The post FNACAST lança 18º episódio appeared first on FNA.Read More

Neste episódio, o FNACAST mostra um pouco da programação exclusiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) no 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2021RIO, que começa neste domingo (18/7). A FNA preparou uma agenda especial de debates com quatro lives e a apresentação de dois documentários inéditos.

O FNACAST é uma produção da FNA com o intuito de divulgar informações sobre a Arquitetura e Urbanismo no Brasil e fortalecer a classe profissional.

Ouça no Soundcloud

Ouça no Spotify

The post FNACAST lança 18º episódio appeared first on FNA.

FNA
0

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) irão debater, nesta segunda-feira (19/07), às 18h, temas relacionados à educação em arquitetura e urbanismo. As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do The post FNA e CAU promovem debate sobre ensino à distância e educação continuada no UIARio2021 appeared first on FNA.Read More

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil) irão debater, nesta segunda-feira (19/07), às 18h, temas relacionados à educação em arquitetura e urbanismo. As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate com os temas “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade” e “Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade”. Os participantes convidados serão representantes de instituições que compõem o Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU). O conteúdo será veiculado no canal da FNA no YouTube e ficará disponível na plataforma exclusiva do UIA2021RIO.

A primeira parte irá debater os desafios e as necessidades atuais na formação dos novos profissionais em urbanismo e arquitetura, como a inclusão e o ensino à distância. A mesa conta com a participação de Ana Maria Reis de Góes Monteiro (presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA e professora na Unicamp), Valter Luiz Caldana Junior (conselheiro do CAU Brasil e professor da Mackenzie) e de Helena Andrade Ew (diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo – FeNEA). A mediação será feita por Gogliardo Vieira Maragno (professor da UFSC e coordenador da Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC). “O objetivo desta conversa é fazermos uma reflexão sobre a ampliação da inclusão, as condições imprescindíveis ao ensino de arquitetura e urbanismo, e o das novas tecnologias de informação e comunicação, principalmente no quadro sanitário atual”, ressalta Maragno.

A segunda mesa irá abordar a educação continuada e os desafios do mercado de trabalho. No debate irão participar Angelo Arruda (conselheiro consultivo da FNA, professor aposentado e vice-Presidente do IAB/SC), Ana Claudia Cardoso (diretora da Anparq e professora da UFPA) e Maribel Aliaga (professora da UnB e conselheira do IAB/DF). A mediação será feita por Tiago Holzmann da Silva (presidente do CAU/RS). “Das normas de desempenho e BIM, até ATHIS e a construção arquitetônica indígena, a gente tem que formar o profissional para que ele atenda toda a sociedade e a sua dimensão”, destaca Holzmann. Para Angelo Arruda, mais do que ensinar a prática da profissão, as universidades devem orientar os alunos a desenvolverem conhecimentos extraclasse. “O maior desafio é formar um ser social, porque o ser técnico, aquele que sabe todas as possibilidades, este a gente já tem na história”, complementa.

Para ter acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.

 

SERVIÇO
Educação em Arquitetura e Urbanismo
Data: 19 de julho
Horário: 18h (GMT 3)

Plataformas:
No canal no YouTube da FNA (https://www.youtube.com/c/FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas/videos)
No canal do Youtube do CAU Brasil}
(https://www.youtube.com/channel/UCW5L3ahwgECVMoX3vz5e0Xw)

The post FNA e CAU promovem debate sobre ensino à distância e educação continuada no UIARio2021 appeared first on FNA.

FNA
0