Como parte da extensa agenda no 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021, que começa em 18/7, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai apresentar em primeira mão aos participantes do evento o documentário A BOLSA OU A VIDA, filme do cineasta Silvio Tendler. A pré-estreia acontece na próxima segunda-feira (19/7), às 20h, The post FNA faz pré-exibição do documentário A BOLSA OU A VIDA no UIARio2021 appeared first on FNA.Read More

Como parte da extensa agenda no 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021, que começa em 18/7, a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) vai apresentar em primeira mão aos participantes do evento o documentário A BOLSA OU A VIDA, filme do cineasta Silvio Tendler.

A pré-estreia acontece na próxima segunda-feira (19/7), às 20h, na sequência da Mesa de Debates ‘Educação em Arquitetura e Urbanismo’, programação especial da FNA e do CAU Brasil para o UIARio2021. A transmissão acontece no espaço PALCO DIÁLOGOS COM A SOCIEDADE – Atividades culturais – Mundo dos Filmes, na plataforma do UIARio2021.

O filme dirigido por Silvio Tendler e produzido pela Caliban Cinema e Conteúdo foi desenvolvido em plena crise sanitária do coronavírus, em 2020, e sua proposta é discutir o tema ‘o que virá depois da pandemia’? “É uma discussão sobre se no pós-pandemia a centralidade será no ser humano e na natureza ou no cassino financeiro”, como ele mesmo definiu. Todas as entrevistas para o filme foram realizadas por meio de videoconferências. “Falamos com pessoas do Brasil todo, além dos Estados Unidos e da Grécia, sem sair do mesmo lugar”, conta Tendler.

Em quase um ano e meio de produção do filme com 1’41 minutos, foram realizadas mais de 73 entrevistas com personalidades conhecidas do mundo artístico/cultural, e com cidadãos comuns que fazem parte do dia a dia das cidades brasileiras e que sentem na pele as dificuldades impostas pelo caos social. Caso da ‘Duda’, motorista de Uber na cidade do Rio de Janeiro, que foi uma das retratadas no filme de Tendler cuja história conduziu o documentário.

A BOLSA OU A VIDA foi produzido com um orçamento 100% colaborativo de 19 entidades entre sindicatos, federações e confederações, além de pessoas físicas. “A FNA mais uma vez foi uma dessas entidades a contribuir não apenas com parte do orçamento, mas emprestou sua experiência e conhecimento nas causas urbanas”, pontuou Tendler. O documentário, além de tantos outros personagens relevantes, conta com a participação de quatro arquitetos e urbanistas com forte atuação sindical e voltados para a luta urbana e social.

Conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella, dentre outros, Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de diversas séries.

Seu primeiro longa-metragem é de 1980, “Os Anos JK – Uma Trajetória Política”, produzido pela Terra Filmes. Ao longo de sua trajetória como cineasta recebeu diversas premiações e destaques, dentre elas. uma homenagem no X Festival de Cinema Brasileiro em Paris (2008), com uma retrospectiva de seus filmes. Também naquele ano, foi condecorado com a Medalha Tiradentes pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Imagem: Caliban Cinema e Conteúdo/ Divulgação

The post FNA faz pré-exibição do documentário A BOLSA OU A VIDA no UIARio2021 appeared first on FNA.

FNA
0

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, lança neste domingo (18/7), às 17h, a mesa redonda “Mundo do trabalho: transformações no espaço das relações contemporâneas”. A produção visa discutir as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo nas últimas décadas e as The post FNA debate sobre relações de trabalho no 27º Congresso da UIA2021RIO appeared first on FNA.Read More

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), entidade sindical de grau superior que congrega sindicatos estaduais da categoria, lança neste domingo (18/7), às 17h, a mesa redonda “Mundo do trabalho: transformações no espaço das relações contemporâneas”. A produção visa discutir as mudanças que o mercado de trabalho vem sofrendo nas últimas décadas e as perspectivas para o futuro. Para a presidente da FNA, Eleonora Mascia, “essa é uma pauta imprescindível do movimento sindical”. “Estamos vivendo uma realidade preocupante, com as altas taxas de desemprego, precarização das relações trabalhistas e uma maior informalidade, não só para os profissionais de arquitetura, mas para todos os trabalhadores de um mundo que passa por mudanças”, acrescenta.

A mesa, que recebe convidados como Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP), busca fazer uma reflexão sobre a correlação da precarização das relações de trabalho com o crescimento da plataformização e das contratações por demanda, sem vínculos e, portanto, sem direitos ou garantias de seguridade. “O exército sobrante de força de trabalho é expulso dos clássicos meios de produção e passa a assumir um papel vital no processo de acumulação, pois para substituir apenas um trabalhador ou trabalhadora temos algumas centenas ou milhares de trabalhadores ou trabalhadoras disponíveis”, explica Antunes.

Também participam do debate Daniela Sarmento (vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU Brasil), Clemente Ganz (assessor do Fórum das Centrais Sindicais), Alfredo Campos (sociólogo português e delegado sub-regional do Instituto Nacional de Estatística), Roberto Veras (sociólogo e professor associado da Universidade Federal da Paraíba) e Clara Ant (fundadora da Central Única dos Trabalhadores e Conselheira do Instituto Lula). A mediação fica por conta de Eleonora Mascia.

A produção terá transmissão na plataforma exclusiva do UIA2021RIO e no canal oficial da FNA no YouTube. Para ter acesso aos conteúdos da FNA no UIA2021RIO é necessária a inscrição no 27o Congresso Mundial de Arquitetos em: https://www.uia2021rio.archi.

SERVIÇO
Mundo do trabalho: transformações no espaço das relações contemporâneas
Data: 18 de julho
Horário: 17h (GMT 3)
Plataforma: No canal no YouTube da FNA (https://www.youtube.com/c/FNAFedera%C3%A7%C3%A3oNacionaldosArquitetoseUrbanistas/videos)

 

The post FNA debate sobre relações de trabalho no 27º Congresso da UIA2021RIO appeared first on FNA.

FNA
0