A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) comemora neste 13 de dezembro 41 anos de fundação com uma trajetória marcada por lutas e pela defesa de pautas que extrapolam o universo da categoria profissional. Desde a criação da Carta Sindical, em maio de 1979, outorgada em dezembro do mesmo ano, a federação mantém uma The post FNA completa 41 anos de fundação com uma agenda de lutas que se renova appeared first on FNA.Read More

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) comemora neste 13 de dezembro 41 anos de fundação com uma trajetória marcada por lutas e pela defesa de pautas que extrapolam o universo da categoria profissional. Desde a criação da Carta Sindical, em maio de 1979, outorgada em dezembro do mesmo ano, a federação mantém uma atuação focada na garantia dos direitos básicos e fundamentais da população: garantia dos direitos trabalhistas, direito à moradia digna, infraestrutura que atenda às necessidades de comunidades menos favorecidas, mobilidade urbana e muitos outros temas que fazem parte do compromisso de arquitetos e urbanistas com a sociedade.

Atualmente, a FNA congrega 22 sindicatos de arquitetos e urbanistas, entidades com atuação regional que dão o suporte sindical necessário aos profissionais de diversos estados. Essa atuação conjunta e orquestrada entre federação e seus sindicatos se fortalece a cada ano, ganha voz e permite que as ações definidas sejam também colocadas em prática localmente.

A presidente da FNA, Eleonora Mascia, lembra que a federação nasceu em pleno processo de luta pela democratização e paralela à formação dos primeiros sindicatos no Brasil. Filiada à CUT desde 1983 – quando a Central foi estabelecida – sua história está entrelaçada a do movimento sindical e social brasileiro, à luta por moradia, pelo direito à cidade pela construção de uma sociedade livre e justa e solidária. A mesma atuação do passado se aplica nos dias de hoje, diante do cenário de perdas de direitos, ataque à democracia e penalização de empresas e trabalhadores que atuam em políticas públicas nos mais diversos níveis. “Os desafios atuais são imensos e um dos enfrentamentos é ouvir e defender as reivindicações profissionais de arquitetos e urbanistas, além de buscar sempre uma atuação direcionada à melhoria das cidades, da dignidade das famílias brasileiras e à luta em favor do processo democrático duramente conquistado ao longo dos anos”, pontuou.

Desde a sua criação, a FNA realiza todos os anos o ENSA – Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, fórum de deliberação que define o calendário de articulação e atuações da categoria. São 44 edições já realizadas que congregaram arquitetos e urbanistas de todos os pontos do país em torno de objetivos em comum: a defesa da profissão e de cidades mais justas sob o ponto de vista social e urbano.

Integrante do Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da organização do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021) e de inúmeras outras instâncias de representação da categoria dos arquitetos e urbanistas, tem entre suas inúmeras conquistas m sua trajetória, destaque para contribuições que resultaram na criação do Estatuto das Cidades, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e na Lei da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (Athis).

The post FNA completa 41 anos de fundação com uma agenda de lutas que se renova appeared first on FNA.

FNA
0