Desde sábado (27/9), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) possui nova Diretoria Nacional com a eleição da chapa encabeçada pela arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista para a presidência nacional da entidade pelos próximos três anos. A arquiteta e urbanista natural de Belo Horizonte (MG) é a primeira mulher a assumir o cargo do The post Arquiteta Maria Elisa Baptista é a nova presidente do IAB appeared first on FNA.Read More

Desde sábado (27/9), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) possui nova Diretoria Nacional com a eleição da chapa encabeçada pela arquiteta e urbanista Maria Elisa Baptista para a presidência nacional da entidade pelos próximos três anos. A arquiteta e urbanista natural de Belo Horizonte (MG) é a primeira mulher a assumir o cargo do IAB desde a sua fundação, em 1921. A cerimônia de posse foi realizada virtualmente, por com a presença dos presidentes da UIA, Thomas Vonier, e da FPAA, Fabián Farfán.

A nova diretoria empossada tem como desafio uma atuação de oposição ao desmonte da indústria nacional, leia-se ciência, cultura, direitos sociais e econômicos, além de fazer frente à exploração do trabalho, da agropecuária de exportação e do extrativismo. “Vivemos tempos brutos e sombrios dentro de um quadro de dependência que nos afasta a cada dia de qualquer aspiração emancipatória”, afirma a presidente Maria Elisa. Segundo ela, o desmonte do Estado mostra sua face cruel na crise em meio ao avanço do autoritarismo e da violência institucional no Brasil. “É nesse contexto que nós, arquitetas e arquitetos, somos desafiados a projetar e a construir, a consolidar o papel e a dimensão cultural, civilizatória e libertária da Arquitetura. Esse é o nosso tempo, e é nele que o IAB deve existir e resistir’, pontua.

De acordo com ela, o associativismo enfrenta tempos de “desânimo e silêncio”, e que a única saída para essa crise é fomentar a participação da categoria e incentivar a manutenção das entidades em âmbito regional, visando a multiplicação de ideias e de ações. “Os departamentos do IAB, como acontece nas demais entidades, enfrentam dificuldades e, ainda assim, fazem coisas incríveis”, salientou a presidente. “A assistência técnica, pela qual lutamos juntos, representa o elo entre os arquitetos e urbanistas e a necessidade premente dos mais pobres. Mas também a importância da qualificação continuada”, disse, pontuando as áreas prioritárias de atuação da entidade em sua gestão. Neste aspecto, Maria Elisa deposita grande expectativa nos projetos de residência técnica em arquitetura e urbanismo para complementar a formação de jovens profissionais. “Precisamos nos dedicar ao debate e à busca de boas propostas para a questão da formação.’

Ampliar a consolidar o que vinha sendo desenvolvido na gestão de Nivaldo Andrade (que participará da nova gestão na condição de vice-presidente extraordinário Relações UIA2021RIO) é uma das prioridades da nova diretoria, especialmente aquelas ações que dão voz na defesa da vida e da memória, entre eles, o Fórum Nacional e os fóruns estaduais de entidades em defesa do patrimônio cultural e o Observatório do Patrimônio. Além disso, o IAB pretende fortalecer sua participação na Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP). “Queremos construir e consolidar a interlocução com os países que enfrentam problemas semelhantes aos nossos, na busca de saídas reais e corajosas”, afirma Maria Elisa, que estará à frente da entidade durante o UIA2021RIO. Segundo ela, o evento precisará consolidar formatos, temas e falas inovadoras no debate da arquitetura e do urbanismo. O desafio é responder questões mundiais nas áreas de proteção ambiental, redução da pobreza, justiça social, preservação das culturas e dos meios de vida dos povos originários, equidade de gênero e etnia e defesa dos direitos das populações minorizadas.

Ex-conselheira federal do CAU/BR por Minas Gerais, Maria Elisa Baptista é doutora em Urbanismo pelo PROURB-UFRJ (2011), mestre em Arquitetura e Urbanismo (2000) e graduada em Arquitetura e Urbanismo (1977) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora-adjunto nível IV, e foi coordenadora do Curso e Chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura, atuando principalmente nos temas projeto de arquitetura, espaço público, reabilitação urbana e ensino.

Presidente Nacional
Maria Elisa Baptista – Departamento de Minas Gerais

Vice-Presidente Nacional
Rafael Pavan dos Passos – Departamento do Rio Grande do Sul

Secretário Geral
Cláudio Listher Marques Bahia – Departamento de Minas Gerais

Diretora Administrativo-financeira
Rosilene Guedes Souza – Departamento de Minas Gerais

Diretor Cultural
Luiz Eduardo Sarmento Araújo – Departamento do Distrito Federal

Vice Presidente Extraordinário de Relações Institucionais
Fernando Túlio Salva Rocha Franco – Departamento de São Paulo

Vice Presidente Extraordinária de Ações Afirmativas
Luiza Rego Dias Coelho – Departamento do Distrito Federal

 

Foto: Julia Piancastelli

The post Arquiteta Maria Elisa Baptista é a nova presidente do IAB appeared first on FNA.

FNA
0

Sindicatos de arquitetos e urbanistas de todo o país e entidades de arquitetura ganharam mais alguns dias para realizar suas indicações aos prêmios FNA 2020 e Arquiteto e Urbanista do Ano. O prazo limite para as indicações foi prorrogado para 12 de outubro. As entidades estão aptas a participar das indicações que resultarão na escolha The post Prorrogado! Indicações aos prêmios FNA e Arquiteto e Urbanista do Ano vão até 12/10 appeared first on FNA.Read More

Sindicatos de arquitetos e urbanistas de todo o país e entidades de arquitetura ganharam mais alguns dias para realizar suas indicações aos prêmios FNA 2020 e Arquiteto e Urbanista do Ano. O prazo limite para as indicações foi prorrogado para 12 de outubro. As entidades estão aptas a participar das indicações que resultarão na escolha dos vencedores que serão agraciados durante o 44° Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA). O evento será realizado em formato digital, contemplando muitos conteúdos e debates. O período de realização do ENSA-Digital será de 1 a 6 de dezembro de 2020.

O 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano vai premiar um (1) profissional ou iniciativa que tenha se destacado ao longo do ano em atividades vinculadas ao aperfeiçoamento, fortalecimento e reconhecimento da função social da profissão. Neste prêmio, apenas sindicatos de arquitetos e urbanistas poderão fazer suas indicações de profissionais ou ações vinculadas ao setor público, privado ou terceiro setor e em todas as áreas de atuação profissional.  As indicações podem ser feitas acessando o link https://forms.gle/EWfXsXuE69xCqikB7.

De acordo com a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, integrante do Conselho Consultivo da FNA e do Conselho Curador responsável pela avaliação dos trabalhos inscritos, diversos aspectos serão analisados nas indicações, como a relevância da obra ou do conjunto da obra, os impactos nas áreas científica, política, social e tecnológica, além do alcance social e comunitário. “Com esta premiação, buscamos reconhecer iniciativas na área da Arquitetura e Urbanismo que promovam melhorias para a sociedade e que contribuam para o fortalecimento da profissão”, destaca Eleonora Mascia, presidente da FNA.

No Prêmio FNA 2020, em sua 3° edição, serão escolhidos três (3) trabalhos que destaquem pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais, arquitetos e urbanistas ou de outras áreas de todo o Brasil, cujas ações estejam alinhadas com a entidade. As indicações a este prêmio poderão ser feitas por sindicatos, entidades profissionais e entidades parceiras da pauta de atuação da FNA. Basta clicar no link https://forms.gle/GvzBi1hgeMUJ3ZiK8. “O prêmio criado em 2018 tem o objetivo de reconhecer iniciativas com impacto social e que tornem melhor a vida de todos”, pontua a presidente da FNA.

O prazo final para o registro das indicações em ambos os prêmios será no dia 12 de outubro de 2020, e a escolha dos vencedores ocorrerá no dia 14 de outubro, em reunião do Conselho Curador da FNA, formado pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, e pelos ex-presidentes Newton Burmeister (1986-1988), Orlando Carielo (1988-1989), Valeska Peres Pinto (1989-1995), Kelson Senra (1995-1998), Eduardo Bimbi (1998-2003), Ângelo Arruda (2004-2010), Jeferson Salazar (2010-2016) e Cícero Alvarez (2017-2019).

As indicações devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário eletrônico também disponibilizado no site da FNA. O Conselho Curador analisará o preenchimento adequado do formulário e confirmará o recebimento da indicação até o dia 13 de outubro de 2020.

Regulamento Prêmio FNA 2020

Regulamento 15 Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano

Novo Cronograma – 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020

12/10  – Prazo final para recebimento das indicações

13/10 – Prazo final de análise da conformidade dos formulação e confirmação das inscrições das candidaturas aos prêmios

14/10  – Reunião do Conselho Curador para escolha do Profissional ou equipe laureada e data da divulgação do Profissional ou equipe escolhido

1 a 06/12 – Entrega dos prêmios aos vencedores durante o 44° ENSA – Digital

The post Prorrogado! Indicações aos prêmios FNA e Arquiteto e Urbanista do Ano vão até 12/10 appeared first on FNA.

FNA
0