Categories: nacional

Ameaça de privatização do Palácio Capanema é tema de debate no Dia do Patrimônio Histórico

Hoje (17/08), a partir das 20h30, o Fórum das Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro vai discutir a venda do Palácio Capanema, marco da arquitetura moderna localizado na cidade do Rio de Janeiro. O imóvel foi listado pelo Ministério da Economia para um feirão imobiliário do Governo Federal junto a investidores. O debate será The post Ameaça de privatização do Palácio Capanema é tema de debate no Dia do Patrimônio Histórico appeared first on FNA.Read More

Hoje (17/08), a partir das 20h30, o Fórum das Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro vai discutir a venda do Palácio Capanema, marco da arquitetura moderna localizado na cidade do Rio de Janeiro. O imóvel foi listado pelo Ministério da Economia para um feirão imobiliário do Governo Federal junto a investidores. O debate será realizado de forma on-line pelo canal do YouTube da entidade. Participarão da conversa o antropólogo e professor emérito da Unicamp, Antônio Augusto Arantes, a arquiteta e urbanista, Jurema Machado e a historiadora e professora da UNIRIO, Márcia Chuva. A mediação fica por conta de Marcos Olender, do Fórum em Defesa do Patrimônio.

O Palácio Capanema foi inaugurado em 1945, tendo nomes como Lucio Costa, Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira como responsáveis pelo seu projeto, que teve risco original do Arquitetos franco-suíço Le Corbusier. O imóvel, que já foi sede do Ministério da Educação e da Saúde, hoje abriga diversos órgãos públicos e encontra-se em restauro. Desde 1948 é considerado um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e seus Sindicatos Filiados repudiam veementemente a venda de um patrimônio nacional como o Palácio Capanema. Ao lado das demais entidades que compõe o Fórum em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro, vem articulando ações para impedir a alienação do imóvel. “Além do Palácio Capanema possuir um incalculável valor histórico e cultural para a arquitetura e arte brasileiras, trata-se de patrimônio público e como tal deve ser preservado, assim como os importantes órgãos públicos que estão ali instalados, como o IPHAN e a Fundação Palmares”, finaliza a presidente da FNA, Eleonora Mascia.

The post Ameaça de privatização do Palácio Capanema é tema de debate no Dia do Patrimônio Histórico appeared first on FNA.

FNA

Recent Posts

INCT Observatório das Metrópoles é novo integrante da rede ONU-Habitat

Nesta semana, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles recebeu um…

2 dias ago

Nova linha do MCMV deve alcançar 3 milhões de novas contratações até 2026

Nesta terça-feira (08/04), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou que o Governo Federal se…

1 semana ago

Programa de Trabalho Decente para a Amazônia é proposto às autoridades pela ICM

Nos dias 24 e 25 de março de 2025, durante um encontro em Brasília que…

2 semanas ago

6ª Conferência Nacional das Cidades tem novas datas

Na quinta-feira (20/03), o Ministério das Cidades divulgou novas datas para a realização da 6ª…

2 semanas ago

SASP passa a integrar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto do Tietê

O Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) passou a integrar o colegiado…

3 semanas ago

SARJ abre processo eleitoral para diretoria executiva e conselho fiscal

O Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio de Janeiro (SARJ), nos termos do artigo…

3 semanas ago