As primeiras produções audiovisuais resultantes das oficinas do Projeto ArquiCine/Câmera Causa começarão a ser conhecidas no próximo domingo (2/5), quando as equipes entregarão a versão final de seus curtas-metragens. A oficina 1 foi iniciada em 24/4 com seis equipes de profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo com alguma atuação voltada a movimentos sociais por moradia, foco das produções audiovisuais do ArquiCine, iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). Os integrantes da oficina 2, em curso, farão a divulgação de seus curtas no dia 4/5 e, os participantes da oficina 3, que começa em 15/5, apresentarão suas produções no dia 23/5.
A temática do ArquiCine neste momento está voltada a retratar o trabalho e a atuação de estudantes e profissionais arquitetos e urbanistas em ações junto a movimentos sociais que tenham como pauta central cidades inclusivas, democráticas e com espaços de maior qualidade. O assunto, apesar de único, vem permitindo diversos desdobramentos, segundo Gustavo Spolidoro, cineasta do Câmera Causa que está ministrando as oficinas virtuais para as turmas selecionadas. “Chama a atenção os diferentes trabalhos dentro de um mesmo tema pré-definido, como despejos, ocupações, quilombolas, empreendimentos já consolidados e habitados. Isso mostra a diversidade e a riqueza das produções que começarão a ser apresentadas”, afirma. Segundo ele, os documentários são desenvolvidos de forma bastante livre, à escolha das equipes, desde que sigam os critérios do tema.
De acordo com Spolidoro, o projeto ArquiCine, além de municiar as equipes para a produção audiovisual com vistas a ser apresentada no 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIARio2021), tem o propósito de incentivar os participantes a multiplicar o conhecimento adquirido para outras produções, individuais ou coletivas, em plataformas variadas, como sites, blogs e redes sociais, por exemplo. Para Lucas Heitor Beal Sant’Anna, também cineasta do Câmera Causa que ministras as oficinas, outro diferencial do ArquiCine é reunir pessoas de várias partes do país para troca de experiências e de conhecimento. “As oficinas abrem espaço para essa interação, o que faz com que cada uma das equipes conheça um pouco da realidade de cada um dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e captados pelo celular”, pontua o cineasta.
Confira os dias e horários das apresentações dos vídeos produzidos nas 3 oficinas:
OFICINA 1
DOMINGO 2/5
9 às 13h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, professores e FNA com debate
14 às 18h – consultoria por grupos para finalização total
OFICINA 2
TERÇA-FEIRA 4/5
18h as 22h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, profes e FNA com Debate;
QUARTA-FEIRA 5/5
18h as 22h – consultoria por grupos pra finalização total.
OFICINA 3
DOMINGO 23/05
9h às 13h – alunos entregam vídeo final e sessão para equipes, professores e FNA com debate; 14h às 18h – consultoria por grupos para finalização total
The post Curtas-metragens do Projeto ArquiCine começam a ser apresentados no próximo domingo appeared first on FNA.
FNANesta quinta, 21, às 19h, o CAU/MG recebe em sua sede o evento "Solare –…
O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas…
O Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais - SINARQ-MG participou do Acordo Coletivo…
EDITAL - Conforme o disposto no Artigo 6° do Regimento Eleitoral do Sindicato dos Arquitetos…
Ser profissional negro em uma profissão elitizada não é nada fácil. Enfrentar obstáculos, desvantagens e…
Um tema que vem sendo muito discutido nas últimas semanas e enchendo as redes sociais,…