O ano de 2020 foi marcado por uma revolução na forma de trabalho e interação da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) com seus sindicatos. Capitaneada pela arquiteta e urbanista Eleonora Mascia e por uma diretoria composta por arquitetos e arquitetas de diferentes regiões do país, a federação intensificou a comunicação digital, promoveu lives que trataram de temas diversos, produziu podcasts e conclui o ano com encontro virtual: o 44º ENSA.
Para fechar 2020, a FNA ainda lançou o projeto Solare, uma inovadora ação focada na divulgação do uso de software livre em arquitetura e engenharia operacionalizada em conjunto com Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), a Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea) e a Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA). O debate deve ganhar corpo em 2021 junto a uma série de novas ações que a FNA pretende implementar. Atuando por meio de Grupos de Trabalho (GTs) com representação dos diferentes sindicatos, a diretoria tem como foco manter a luta diária pelos direitos dos profissionais e da sociedade brasileira. Nos planos ainda está uma maior integração dos GTs de forma a viabilizar projetos mais denso e consistentes. Também se estuda a realização de uma nova agenda de lives com temas ainda em estudo.
Apesar da pandemia que cancelou agendas presenciais, a FNA manteve-se atuante ao longo de 2020 por meio de reuniões virtuais que substituíram os tradicionais encontros presenciais. Mensalmente, o Conselho de Representantes debateu os planos do movimento sindical, traçando diretrizes e encaminhamentos. Um dos últimos encontros do ano foi o realizado na quarta-feira (16/12), que congregou diretores e funcionários. Na ocasião, Eleonora Mascia agradeceu ao empenho de todos ao longo de 2020, ano que exigiu dedicação, inovação e marcou a superação de grandes desafios.
A agenda da FNA deve ser retomada e janeiro. A primeira reunião do Conselho de Representantes está, preliminarmente, marcada para 12 de janeiro. A ideia é começar desde cedo a debater as estratégias para o Congresso da UIA 2021, agendado para os dias 18 a 23 de julho.
Crédito: Aelitta/Istock
The post FNA tem ano de renovação e fortalecimento digital appeared first on FNA.
FNANesta quinta, 21, às 19h, o CAU/MG recebe em sua sede o evento "Solare –…
O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas…
O Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais - SINARQ-MG participou do Acordo Coletivo…
EDITAL - Conforme o disposto no Artigo 6° do Regimento Eleitoral do Sindicato dos Arquitetos…
Ser profissional negro em uma profissão elitizada não é nada fácil. Enfrentar obstáculos, desvantagens e…
Um tema que vem sendo muito discutido nas últimas semanas e enchendo as redes sociais,…