Categories: nacional

44° ENSA homenageia vencedores do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020

Uma noite para celebrar iniciativas, projetos e pessoas que entregam um trabalho voltado às cidades e às pessoas. A programação do 44° Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) nesta sexta-feira (4) foi de homenagens aos vencedores dos prêmios 15° Arquiteto e Urbanista do Ano e FNA 2020, iniciativa da Federação Nacional dos The post 44° ENSA homenageia vencedores do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020 appeared first on FNA.Read More

Uma noite para celebrar iniciativas, projetos e pessoas que entregam um trabalho voltado às cidades e às pessoas. A programação do 44° Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) nesta sexta-feira (4) foi de homenagens aos vencedores dos prêmios 15° Arquiteto e Urbanista do Ano e FNA 2020, iniciativa da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). A entrega dos prêmios contou com a mediação da secretária de Educação, Cultura e Comunicação Social da FNA, Fernanda Lanzarin.

A presidente da FNA, Eleonora Mascia, abriu a cerimônia virtual de entrega dos prêmios ressaltando a importância da celebração que busca identificar e homenagear profissionais arquitetos e urbanistas e de outras áreas que atuam com força e contundência nas cidades e pelas cidades. Desta forma, chamou a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maria Inês Sugai, para receber o prêmio Arquiteta e Urbanista do Ano. “Ela representa grande parte do que se busca na atuação do arquiteto e urbanista, um ativismo permanente e crítico que leva reconhecimento a diversos outros profissionais”, pontuou Eleonora.

Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Maria Inês tem uma trajetória focada no ensino, pesquisa e extensão, além de muito ativismo e dedicação às pautas sociais e urbanas. Seu compromisso com a profissão se deu também por meio de intensa participação em entidades profissionais. Por isso, aproveitou a cerimônia de premiação para agradecer à FNA e a todas as entidades pelas quais já passou, o que inclui o SASC e o IAB. “Me sinto orgulhosa, como mulher, arquiteta e urbanista, de estar dividindo este momento com outras duas mulheres que estão à frente de importantes entidades de nossa área, dividindo compromissos e pautas desafiadoras”, disse, referindo-se à Eleonora (FNA) e Daniela Lopes (SASC).

Maria Inês ainda destacou a história da FNA, que se confunde com a história recente do país, cuja organização iniciou antes do final da ditadura, dando um passo importante pela pressão para a volta da democracia. “Vimos muitos colegas comprometidos com essa pauta, com uma forte solidez política e intelectual”, relembrou. Segundo ela, o papel social do arquiteto e urbanista vem de longe, especialmente em relação às lutas contra desigualdades e por justiças sociais. Maria Inês aproveitou a oportunidade também para homenagear duas pessoas que foram e são suas referências profissionais, os arquitetos e urbanistas Flávio Vilaça e Ermínia Maricato.

O Prêmio FNA 2020 neste ano destacou três iniciativas: coletivos Salve Natal e Paraná Contra a Covid-19 além do projeto Gentileza Urbana. A integrante do Conselho Consultivo da FNA Valeska Peres Pinto disse que a premiação vem se reinventando ao longo de sua recente existência – está em sua terceira edição – mas que mantém o caráter de ser um instrumento que destaca não só profissionais de arquitetura, mas iniciativas que levam uma mensagem à sociedade. “Mais do que fazer pela sociedade, devemos fazer com a sociedade. Temos a missão de compartilhar saberes e os premiados de hoje são esses agentes sociais”, afirmou.  Newton Burmeister, arquiteto e urbanista e integrante do Conselho Consultivo da FNA, reforçou ainda a importância dos reconhecimentos da noite, uma forma de fazer frente ao cenário pandêmico e da ausência de um líder nacional no enfrentamento dos problemas do país. “Essas situações são motivadoras para que as pessoas reajam a essas circunstâncias problemáticas com suas propostas, Foi que recebemos através das inscrições dos prêmios”, afirmou.

O projeto Gentileza Urbana, de São Paulo, é uma dessas iniciativas que espalham suas ações a moradores e transeuntes do centro de São Paulo. Abraçado pela Subprefeitura da Sé, o plano consiste na transformação de espaços cinzas e asfaltados em ambientes permeáveis e paisagísticos. Com o aval do subprefeito Roberto Arantes, o arquiteto e urbanista André Tostes Graziano, o biólogo Rodrigo Soares Silva e o engenheiro Remy Silva, deram início ao trabalho de intervenção em pontos sensíveis da capital paulista – detectados pelo histórico acúmulo de água da chuva que por muitas vezes gera transtornos a pedestres e a motoristas. Vale lembrar que a região da é reconhecida como a menos arborizada da cidade de São Paulo por conta do seu caráter histórico de ocupação. Iniciado em maior de 2019, já instalou ais jardins de chuva na Sé do que todo o plano da cidade de Nova York até 2021. “O Gentileza Urbana é a prova de que é possível contar com o gestor público que não só nos instiga a melhorar, mas fornece suporte a iniciativas que fizemos para as cidades”, pontuou André Graziano. “Nosso desafio é devolver um pouco de verde para essa área, tendo o arquiteto e outros profissionais como educadores da cidade. Oferecemos gentileza e recebemos reconhecimento”, comemorou o subprefeito, Roberto Arantes.

Outra iniciativa premiada, a plataforma Paraná Contra a Covid-19 é formada por diversos profissionais de distintas áreas do conhecimento e tem o objetivo de catalogar, analisar, monitorar e enfrentar os impactos da crise sanitária e social. Carol Maziviero, que representou o coletivo na entrega dos prêmios durante o ENSA, aproveitou a oportunidade para salientar que até agora a cidade não apresentou um plano emergencial de combate à pandemia, sobretudo voltado aos grupos ais vulneráveis – pessoas em situação de rua e em risco fundiário. “O poder municipal foi acionado por diversas frentes de entidades, mas até agora não tivemos um retorno positivo”, disse.  Segundo Carol, é preciso provocar as cidades para que façam uma campanha por planos emergências de combate a pandemia que além do aspecto da saúde, mas também do saneamento, da educação, da economia e da habitação.

O último projeto premiado da noite, o Coletivo Salve Natal foi representado pela arquiteta e urbanista Sarah Andrade, que destacou que em apenas seis meses, a iniciativa já rendeu uma grande experiência no que se refere à luta por uma Natal mais cidadã. ‘Nossa atuação é focada em demandas sociais, de ocupação da sociedade nos espaços do poder público, buscando construir caminhos que coloquem as pessoas como centralidade de políticas públicas, de uma cidade mais lúdica e verde”, destacou. O Salve Natal ganhou visibilidade pois conseguiu barrar o processo de revisão do Plano Diretor de Natal – cuja gestão municipal tentou emplacar diversas mudanças na cidade sem a participação popular.

A live completa pode ser conferida no link https://www.youtube.com/watch?v=fiVL7DR52rA

O Ensa é uma promoção da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas conta apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). A programação segue até domingo (6/12).

Confiram o que rolou no chat:

Dânya Silva
Parabéns Maria Inês Sugai, muito presente na vida e na formação de muitos de nossos profissionais.

Luíza Coqueiro
Parabéns querida professora Maria Inês!

Vania Burigo
Parabéns, querida Maria Inês!!! Merecido reconhecimento por seu trabalho na formação de tantos arquitetos e arquitetas!

Presidente FNA
O SASC tem feito um trabalho muito presente e dinâmico, com grandes contribuições.

Cicero Alvarez
Maravilhosa a fala da Maria Inês! Parabéns aos colegas do SASC!

Antonio Couto Nunes
Parabéns Maria Inês!!! Muito merecido, feliz em ter tido a sorte de ser seu aluno e orientando!!

Beatriz Fleury e Silva
Parabéns colega Maria Inês! Muito feliz por vc e mais ainda de tê-la conosco no Brcidades!

Sueme Freitas
Prêmio merecido! Viva também a FNA, viva o SASC! Tão importantes para nós e que seguem lutando e resistindo bravamente toda essa conjuntura!

Regina Monteiro​
Muito orgulho desta iniciativa em São Paulo, o Programa Gentileza Urbana. Parabéns Robert por permitir essa transformação na Paisagem de São Paulo.

Mari FK​
Projeto gentil para cidade criado por pessoas gentis. A Comunidade do Viva Pacaembu parabeniza essa conquista.

Ormy Hütner Junior
Viva a infraestrutura verde urbana!!! por cidades mais biofílicas

Lo Vaccari​
Parabéns à equipe do PR Contra Covid! Iniciativa extremamente relevante, especialmente nesse momento!

Guivaldo D’Alexandria Baptista​
Parabéns FNA por realizar mais uma premiação e parabéns aos premiados!

 

 

 

 

 

 

The post 44° ENSA homenageia vencedores do 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020 appeared first on FNA.

FNA

Recent Posts

Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia – Palestra e Debate acontece nesta quinta-feira 21/11 no CAU/MG

Nesta quinta, 21, às 19h, o CAU/MG recebe em sua sede o evento "Solare –…

3 dias ago

SINARQ-MG participará do 48º ENSA que será realizado entre os dias 29/11 e 01/12 em formato virtual

O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas…

3 dias ago

ACT – 2024/2025 -Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG

O Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais - SINARQ-MG participou do Acordo Coletivo…

3 dias ago

Processo Eleitoral SINARQ-MG

EDITAL - Conforme o disposto no Artigo 6° do Regimento Eleitoral do Sindicato dos Arquitetos…

3 dias ago

Empoderar para expandir: por mais profissionais negros na arquitetura e urbanismo

Ser profissional negro em uma profissão elitizada não é nada fácil. Enfrentar obstáculos, desvantagens e…

3 dias ago

FNA apoia fim da escala de trabalho 6X1

Um tema que vem sendo muito discutido nas últimas semanas e enchendo as redes sociais,…

5 dias ago