Categories: nacional

Fórum Saergs apresenta pesquisas sobre precarização do trabalho na Arquitetura

Duas pesquisas acadêmicas que tratam das severas transformações no mercado de trabalho de arquitetos e urbanistas serão apresentadas durante o primeiro encontro digital do Fórum Saergs no Mundo do Trabalho nesta terça-feira (6/10), a partir das 19h. Os trabalhos serão detalhados pelo professor da Universidade Federal do RS (Ufrgs) e arquiteto e urbanista Bruno Melo The post Fórum Saergs apresenta pesquisas sobre precarização do trabalho na Arquitetura appeared first on FNA.Read More

Duas pesquisas acadêmicas que tratam das severas transformações no mercado de trabalho de arquitetos e urbanistas serão apresentadas durante o primeiro encontro digital do Fórum Saergs no Mundo do Trabalho nesta terça-feira (6/10), a partir das 19h. Os trabalhos serão detalhados pelo professor da Universidade Federal do RS (Ufrgs) e arquiteto e urbanista Bruno Melo e pela arquiteta e urbanista Aline Santiago, mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação da conversa estará a cargo do presidente do Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs), Evandro Medeiros.

Promovido pelo sindicato, o Fórum Saergs no Mundo do Trabalho segue com encontros com lideranças nacionais de diferentes áreas do conhecimento nos meses de outubro e novembro. Toda semana, uma nova live abordará assunto relevantes, incluindo nuances sobre o mercado de trabalho para arquitetura e urbanismo dentro e fora do Brasil. Transmitido pelo Youtube e Facebook do sindicato, o evento tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

No encontro da próxima terça-feira (6/10), Melo apresentará o estudo desenvolvido no RS, que também foi coordenado pelas professoras Geisa Zanini Rorato e Eugenia Aumond Kuhn, do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura/UFRGS. “É preciso que os arquitetos reconheçam que parte das dificuldades pelas quais eles passam em sua condição de trabalhador não se deve a algum tipo de azar ou algo do tipo. Eles estão inseridos num processo de reestruturação produtiva e de erosão do sistema de proteção social e de direitos sociais, que é mundial”, afirma o professor, citando o conceito de “nova morfologia do trabalho”, cunhado pelo pesquisador Ricardo Antunes. Já a pesquisa de Aline se baseia na própria experimentação profissional, baseando-se em entrevistas com diversos arquitetos e urbanistas do Rio de Janeiro que tratam sobre o assunto. “O tema é muito contemporâneo e não tem muitas pesquisas sobre isso”, afirma a pesquisadora.

The post Fórum Saergs apresenta pesquisas sobre precarização do trabalho na Arquitetura appeared first on FNA.

FNA

Recent Posts

Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia – Palestra e Debate acontece nesta quinta-feira 21/11 no CAU/MG

Nesta quinta, 21, às 19h, o CAU/MG recebe em sua sede o evento "Solare –…

4 dias ago

SINARQ-MG participará do 48º ENSA que será realizado entre os dias 29/11 e 01/12 em formato virtual

O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas…

4 dias ago

ACT – 2024/2025 -Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG

O Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais - SINARQ-MG participou do Acordo Coletivo…

4 dias ago

Processo Eleitoral SINARQ-MG

EDITAL - Conforme o disposto no Artigo 6° do Regimento Eleitoral do Sindicato dos Arquitetos…

4 dias ago

Empoderar para expandir: por mais profissionais negros na arquitetura e urbanismo

Ser profissional negro em uma profissão elitizada não é nada fácil. Enfrentar obstáculos, desvantagens e…

5 dias ago

FNA apoia fim da escala de trabalho 6X1

Um tema que vem sendo muito discutido nas últimas semanas e enchendo as redes sociais,…

7 dias ago