Categories: nacional

FNA integra mobilização nacional contrária à extinção do ITESP

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) integra grupo de organizações da sociedade civil contrária à extinção da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva” – (ITESP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, e responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do The post FNA integra mobilização nacional contrária à extinção do ITESP appeared first on FNA.Read More

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) integra grupo de organizações da sociedade civil contrária à extinção da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – “José Gomes da Silva” – (ITESP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, e responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do estado de São Paulo.

O movimento formado se coloca contra o Projeto de Lei 529/2020 de autoria do Governo do Estado de São Paulo e já encaminhado à Assembleia Legislativa, que busca acabar com o ITESP sob a alegação de ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas. Com isso, as ações hoje implementadas pelo instituto ficariam sob responsabilidade de outros órgãos do governo.

Nota subscrita por todas as entidades que apoiam a manutenção da entidade destaca que as ações desenvolvidas pelo ITESP são de grande importância social, uma vez que são pautadas pelo resgate da cidadania, uso sustentável e preservação dos recursos naturais, e desenvolvimento social e econômico. A instituição também atua junto aos pequenos produtores rurais para gerar mais renda no campo e inseri-los em programas de acesso ao mercado.

A Fundação ITESP é responsável atualmente por 140 assentamentos numa área total de 153.539,52 hectares. A instituição presta ainda assistência técnica a 1.445 famílias quilombolas, em 14 municípios nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e de Sorocaba. Além disso, o Itesp já entregou mais de 4 mil títulos de propriedade no programa de Regularização Fundiária Urbana e Rural.

Em assentamentos rurais, a Fundação Itesp presta assistência técnica para 7.133 famílias distribuídas em 140 assentamentos que estão presentes em 40 municípios. Somente no Pontal do Paranapanema são 98 assentamentos e 4.913 famílias.

Acesse a nota das entidades

Foto: Camila Domingues

The post FNA integra mobilização nacional contrária à extinção do ITESP appeared first on FNA.

FNA
COPINI

Recent Posts

Solare – Softwares Livres para Arquitetura e Engenharia – Palestra e Debate acontece nesta quinta-feira 21/11 no CAU/MG

Nesta quinta, 21, às 19h, o CAU/MG recebe em sua sede o evento "Solare –…

1 dia ago

SINARQ-MG participará do 48º ENSA que será realizado entre os dias 29/11 e 01/12 em formato virtual

O SINARQ-MG participará da 48ª edição do Encontro Nacional dos Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas…

1 dia ago

ACT – 2024/2025 -Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG

O Sindicato dos Arquitetos do Estado de Minas Gerais - SINARQ-MG participou do Acordo Coletivo…

1 dia ago

Processo Eleitoral SINARQ-MG

EDITAL - Conforme o disposto no Artigo 6° do Regimento Eleitoral do Sindicato dos Arquitetos…

1 dia ago

Empoderar para expandir: por mais profissionais negros na arquitetura e urbanismo

Ser profissional negro em uma profissão elitizada não é nada fácil. Enfrentar obstáculos, desvantagens e…

2 dias ago

FNA apoia fim da escala de trabalho 6X1

Um tema que vem sendo muito discutido nas últimas semanas e enchendo as redes sociais,…

4 dias ago