(31) 99961.3063 (31) 3225-6408









Marieta Cardoso Maciel é ‘arquiteta e urbanista do ano’



A professora Marieta Cardoso Maciel, da Escola de Arquitetura, vai receber o 12º Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Ela foi escolhida na categoria Setor público, sobretudo por seus projetos para a Prefeitura de Belo Horizonte.

A premiação será entregue no próximo sábado, 2, às 20h, durante o 41º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (Ensa), que será realizado em Belo Horizonte, a partir desta sexta-feira.

Formada pela UFMG, Marieta lecionou na instituição durante quatro décadas e participou também de projetos de pesquisa e extensão. Aposentou-se em outubro deste ano, como professora titular.

Durante sua gestão na vice-diretoria da Escola, fundou, com o professor Leonardo Barci Castriota, o Programa Arquitetura Pública, projeto de extensão baseado na parceria da Escola com prefeituras mineiras. Muitos alunos que participaram da pesquisa como bolsistas foram contratados pelas prefeituras para conduzir a implantação do projeto.

Por cerca de 20 anos, até meados da década de 1990, Marieta Cardoso Maciel atuou na Prefeitura de Belo Horizonte, projetando espaços livres como a Praça Alaska, na região Sul, a Praça São Francisco de Assis e a Praça João Alves, ambas na região Norte. No início dos anos 1980, Marieta elaborou o projeto do altar para a missa que o Papa João Paulo II celebraria em Belo Horizonte. A praça foi popularmente rebatizada de Praça do Papa.

Em 2001, Marieta foi convidada pela administração de Belo Horizonte para gerenciar o Parque Américo René Gianetti, também conhecido como Parque Municipal. Na ocasião, ela coordenou a elaboração de um documento para a preservação do parque que até hoje define as diretrizes para a gestão.

“Sempre gostei mais de atuar no espaço público, incluindo projeto e execução, e são poucos os profissionais dedicados a isso”, observa Marieta Maciel. “Na gestão do prefeito Mauricio Campos [1979-1982], muitas áreas, inclusive afastadas do centro da capital, receberam parques, e também foi preciso ambientar espaços criados pelas mudanças no trânsito e fechamento de ruas. A partir daí, fizemos diversos outros trabalhos.”

Com doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP, Marieta coordenou a Pós-graduação Interdisciplinar (mestrado e doutorado) em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, na UFMG. É avaliadora ad hoc de progressão de docentes da USP, membro do Conselho Curador da Fundação de Parques Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte, titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais e pesquisadora da Fapemig. Atua também como avaliadora das revistas AuE Paisagismo Digital e Paisagem & Ambiente – esta última, integra o Conselho Editorial. Sua experiência tem ênfase em paisagismo, planejamento urbano e espaços livres públicos.

Além de Marieta Cardoso Maciel (Setor público), o Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano contempla, na categoria Setor privado, Maria Edwirges Sobreira Leal e Eduardo Beggiato, do escritório B&L Arquitetura.

O evento que vai abrigar a premiação será Hotel Royal Golden (Rio Grande do Norte, 1015, bairro Funcionários).

Fonte: https://googleweblight.com/?lite_url=https://ufmg....

Compartilhamento:      
CALENDÁRIO SINARQ
Janeiro / 2018
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

FORMULÁRIO DE CONTATO

CSU
CUTCAUPrimondoFNA





RECEBA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Informe-se sobre as principais ações do Sinarq/MG, cadastre-se em nossa newsletter.



Onde Estamos



Rua Mestre Lucas, 70 - Bairro Cruzeiro (esquina com a Av. Afonso Pena) - Belo Horizonte/MG - CEP 30310-240. CNPJ: 19.691.336/0001-76 Código da Entidade: 012.101.01750-6. Email: faleconosco@sinarqmg.org.br



© 2015 - SINARQ Todos os direitos reservados